Workshop
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA:TÉCNICAS E PRÁTICAS
Facilitadores:
Erik Clementino
Lucas Marinho
Duração: 3 horas
Descrição: Workshop intensivo de Direção de Fotografia para aprimorar suas habilidades cinematográficas e aprender com dois profissionais renomados. Lucas Marinho e Erik Clementino compartilharão seus insights e técnicas, oferecendo uma visão aprofundada da arte da direção de fotografia.
Operação de Câmera
Fundamentos e Iluminação
Técnicas de composição e enquadramento
Exploração de iluminação natural e artificial
Conhecimento de equipamentos de câmera, lentes e acessórios
Colaboração eficaz com equipes e diretores
Desenvolvimento de uma carreira bem-sucedida em direção de fotografia
Benefícios:
Aprendizado direto com dois profissionais experientes
Sessões práticas de iluminação e filmagem
Networking com outros entusiastas do cinema
Certificado de participação assinado por Lucas Marinho e Erik Clementino
Quem Deve Participar:
Cineastas em ascensão
Estudantes de cinema
fotografos iniciantes
Interessados em cinematografia
Erik Clementino: Natural da Paraíba, consolidou sua trajetória como Fotógrafo, Produtor e Diretor de Fotografia desde 2018. Sua experiência cresceu ao trabalhar ao lado de renomados Diretores de Fotografia, incluindo Antônio Luiz Mendes e do Movimento Cinema Instantâneo. Ganhou destaque ao receber prêmios de melhor fotografia pelo filme “Remoinho”, dirigido por Tiago A. Neves, o qual participou de festivais prestigiosos como o Festival de Cinema de Gramado e a Mostra de Cinema de Tiradentes. Atualmente, ele é Diretor de Fotografia no Projeto CIMM – Cinema no Meio do Mundo, onde ministra oficinas e produz filmes em diversos estados do Nordeste. Sua participação também se estende ao Projeto WebCinema do FestiCimm – Festival de Cinema no Meio do Mundo, atuando como diretor de transmissão e programação em suas três edições.
Lucas Marinho: Natural de Pernambuco, é um profissional multifacetado na indústria cinematográfica desde 2006. Ele se destacou como Diretor, Produtor, Roteirista, Colorista e Coordenador do FESTCiMM (Festival de Cinema no Meio do Mundo). Sua carreira é marcada por conquistas notáveis, incluindo o prêmio de excelência por seu curta-metragem “Mammon” em um festival na Índia e o prêmio de melhor performance no curta “Penumbra Cinzenta”. Além disso, dirigiu documentários de grande relevância para a cultura pernambucana, como “Garanhuns | A Voz da Cultura”. Sua experiência foi enriquecida ao integrar a equipe do filme “O Matador”, o primeiro filme original brasileiro da Netflix, dirigido por Marcelo Galvão. Como co-fundador e membro atuante do Coletivo Cine Agreste.