Oficinas festcimm

Cinema Instantâneo em Casa, com Nivaldo Rodrigues (PB)

Dia: 05 e 07 de maio 2021 – (OnLine) Alagoinha-PE

Dia 12 a 16 de Dezembro 2022 – (presencial) Garanhuns – PE

O Movimento Cinema Instantâneo (C.I.) teve início em agosto de 2018 e já conta com um portfólio de 21 filmes. Trata-se de uma proposta de autoaprendizado, resistência e experi- mentação da produção audiovisual.
Aspectos como coletividade, tradução intersemiótica e um pujante dialogismo local tem levado às telas produções premiadas realizadas em vários estados brasileiros, para festivais e mostra no Brasil e no exterior.

A proposta da oficina Cinema Instantâneo em Casa” visa compartilhar práticas e experi- mentos entre os participantes à apreensão das metodologias ativas utilizadas na produção audiovisual do C.I

Durante a realização da oficina três curtas do C.I servirão de guia aos desafios que serão propostos aos participantes de produzir atos fílmicos em casa para posterior debate e encaminhamentos.

Nivaldo Rodrigues é professor e pesquisador da interface cinema e literatura. Desenvolve investigações e oficinas com ênfase na atuação, dramaturgia e roteiro e, em especial, no espectador. Membro do Movimento Cinema Instantâneo, participa de curadorias educati- vas em audiovisual e artes. É editor da Revista Expectação: itinerários estéticos.

Exemplo de Botão com Mensagem
Exemplo de Botão com Mensagem
glicia queiroz

Oficina: Maquiagem em Cena: criando personagens memoráveis, com Glícia Queiroz – (PE)

Dia 09, 10 e 11 de julho 2020 – (online) Garanhuns – PE

Dia: 05 e 07 de maio 2021 – (presencial) Alagoinha-PE

Através da demonstração de técnicas e atividades práticas, a oficina tem como objetivo permitir que os participantes aprendam como a maquiagem pode ser utilizada para transmitir emoções, idade, gênero, status social e outros traços de personalidade dos personagens. 

Glícia Queiroz  é uma artista, que une sua paixão pela produção audiovisual com sua habilidade na maquiagem cinematográfica. Desde 2013, ela tem deixado sua marca em diversos projetos, criando personagens memoráveis nas telonas. Além disso, Glícia é uma ativista cultural que luta pelos direitos das mulheres, defendendo a importância de suas histórias e vozes na sociedade.

Exemplo de Botão com Mensagem
Exemplo de Botão com Mensagem

Oficina: Design de cartazes no cinema, com Erick Marinho (PE)

Dia 08 de novembro 2019 – (presencial) Diadema-SP

Dia 24 a 26 de maio 2022 – (presencial) João Pessoa-PB

Dia 15 a 18 de dezembro 2022 – (presencial) Garanhuns – PE

“Design de cartazes de cinema – o desafio de expressar um filme em uma folha. Concei- tos do design na composição de cartazes cinematográficos.

Erick Marinho, nasceu em Recife, capital de Pernambuco, formado em eletrotécnica no IFPE e Design Free lancer a mais de 8 anos. Atualmente cursa graduação em Design na UFPE – CAA. Já participou de várias produções de curta metragens como ator, como exemplo, “Lobisomem fí do cão” (2007) e “Coisinhas de Noel” (2009). Recentemente escreveu o roteiro de Mammon e fez a direção de arte (2018). Produziu curtas experi- mentais como “Rape” (2018) e “USB Black noise revolt” (2018) em conjunto com a UFPE como projetos da cadeira de “Cinema Experimental” os quais foram inscritos em festivais como, o “Festival do Minuto” entre outros. Entusiasta do cinema, empenha-se nas estreitas dimensões entre o design e o cinema, suas maiores paixões.

Exemplo de Botão com Mensagem
Exemplo de Botão com Mensagem

Oficina: Expressão Vocal: Desvendando sua voz, com Taila Albuquerque (SP)

A proposta consolidada na Oficina, “Expressão Vocal: Desvendando sua voz” será um experimento prático, no qual vamos entender os mecanismos fisiológicos da produção vocal e como conhecer seus recursos pode favorecer a expressão vocal e corporal, descobrindo sua individualidade e potencialidade para assim, mostrar-se ao outro de forma consciente e objetiva.

Dia: o8 e 9 de novembro 2019 – (Presencial) – Diadema-SP

Dia: 18 e 19 de junho 2022 – (Presencial) – Cabaceiras-PB

Natural de Diadema São Paulo.
Fonoaudióloga e atriz, especializando em voz pelo Centro de Estudos da Voz – CEV.

Exemplo de Botão com Mensagem

Oficina: Mixagem: Som de Cinema, Gabriel Duarte (PB)

Dia: 05 de maio 2021 – (OnLine) – Alagoinha-PE

A oficina visa desenvolver expertises de autoaprendizagem em som direto para audiovisual.

Com variadas construções sonoras, os três blocos de conteúdos da oficina objetivam que os participantes possam desenvolver percepções de som para a pós-produção fílmica. Por meio de experimentos de observação da dinâmica sonora (como funciona, cuidados essenciais à captação) e manipulação de pós-produção (edição) a partir da DAW REAPER.

Gabriel Duarte é Natural de Princesa Isabel-PB. Graduando Licenciatura em Música, Músico e Operador Home Studio com ênfase em captação e edição de som. Atualmente desenvolve atividades de pesquisa de experimentos sonoros de som direto e masteriza- ção digital REAPER, além de execução de áudio em produções audiovisuais.

Exemplo de Botão com Mensagem

Oficina: A importância da cor no cinema, Lucas Marinho (PE) Teoria das cores, correção de cor, parâmetros técnicos e color grading e processo criativo na prática. Software: Davinci Resolve

dia 09 de novembro 2019 – (presencial) Diadema – SP

Dia 10 de Junho 2022 – (presencial) Ouro Velho-PB

dia 15 a 18 de Dezembro 2022 – (presencial) Garanhuns – PE

OBJETIVO DA OFICINA
Entender a sinestesia causada pelas cores nas produções audiovisuais de acordo com sua narrativa

Oficina: Direção de Diálogo no Cinema, Lucas Marinho (PE) construção de personagens, o uso do ritmo e do subtexto e a elaboração de diálogos expositivos 

dia 24 a 26 de maio 2022 – (presencial) João Pessoa-PB

OBJETIVO DA OFICINA

Desenvolver as habilidades de direção dos participantes, incluindo a escolha de enquadramentos e movimentos de câmera para cenas com diálogos.

Lucas Marinho, nasceu em Garanhuns, cidade localizada no agreste de Pernambuco. Desde 2005 vem desenvolvendo habilidades em cinematografia. Ja realizou vários curtas e médias metragens, Em 2016 foi convidado para fazer parte da equipe do filme “O Matador” do diretor Marcelo Galvão, primeiro filme original Netflix. Ganhou prêmio em excelência com o curta “MAMMON” (2018). Em 2020 dirigiu e produziu um documentário de grande relevância (Garanhuns a Voz da Cultura) Lucas Marinho é Diretor, Produtor, Roteirista e Colorista.

Exemplo de Botão com Mensagem
Exemplo de Botão com Mensagem
Rolar para cima
Pular para o conteúdo